As origens: o início da produção, os primeiros pneus e os primeiros sucessos
Em 28 de janeiro de 1872, na cidade de Milão, o engenheiro Giovanni Battista Pirelli funda a "G.B. Pirelli & C." para a produção de artigos em borracha, sendo a primeira empresa da Itália a processar o material.
A produção começa em 1873, na fábrica da Via Ponte Seveso, com quarenta operários e cinco funcionários administrativos. A primeira representação do conjunto industrial é um tradicional desenho em perspectiva que reproduz o edifício com escritórios, à esquerda, e a fábrica, à direita.
A obra "A saída dos trabalhadores da Pirelli da fábrica da rua Ponte Seveso" é o famoso retrato que Luca Comerio realiza em 1905, apontando a lente de sua câmera para os milhares de trabalhadores da Pirelli reunidos do lado de fora da primeira fábrica.
Encomendada para ser exibida no estande da Pirelli na Expo Universal de Milão de 1906, a fotografia é um tributo à força manufatureira, desenvolvimento e solidez da empresa.
Em 10 de junho de 1907, começa o Rali Pequim-Paris, com dezessete mil quilômetros a serem percorridos por estradas difíceis e inacessíveis. A equipe italiana, liderada pelo príncipe Scipione Borghese junto ao jornalista do "Corriere della Sera" Luigi Barzini, imediatamente pede pneus Pirelli para o poderoso veículo Itala.
A chegada triunfal a Paris, um mês antes da segunda equipe, eleva-se a mito, assim como os pneus Pirelli, que imediatamente tornam-se famosos em todo o mundo.
Em 1895, é anunciada a primeira corrida de bicicletas realizada pela Pirelli, percorrendo a rota Milão-Cremona-Brescia-Milão e aberta a todos os ciclistas que "montarão pneus de sua fabricação". São os pneus do tipo "Milano", equipados com aros sólidos e marcados com o logo da estrela e as letras P&CM, Pirelli & C., Milano.
Em 13 de maio de 1909, é exatamente em Milão que tem início o primeiro “Giro d'Italia”, um percurso de quase 2.500 quilômetros que leva a Nápoles. De acordo com relatos da época, metade dos participantes usa pneus Pirelli em suas bicicletas.
Quatro pneus Pirelli equipam um automóvel vermelho elaborado com um traço de inspiração futurista: uma ilustração que logo se tornou um dos ícones da publicidade do início do século XX. O jogo gráfico que gera a combinação entre o P de "Pneus" e o P da Pirelli cruza as fronteiras da Itália para alcançar artistas de renome internacional.
O período entre guerras é uma era de ouro para o esporte motorizado. Graças à inovadora tecnologia "cord", que torna os pneus mais confiáveis e resistentes, a Pirelli equipa todos os carros vencedores do momento. Em 1924, a Alfa Romeo entra no mundo do Grande Prêmio, numa perfeita sintonia com os Superflex Pirelli. Os pilotos são Antonio Ascari e Giuseppe Campari. Na pista de Monza, em 6 de setembro de 1925, Gastone Brilli-Peri vence o Campeonato Mundial com a Pirelli e o veículo “Quadrifoglio”.